Florianópolis – SC – Brasil Ver mapa
Museu das Oficínas Líticas da Praia dos Ingleses

Museu das Oficínas Líticas da Praia dos Ingleses

Museu das Oficínas Líticas da Praia dos Ingleses

Este museu a céu aberto, sediado no Parque Arqueológico dos Ingleses e do Santinho, promove uma apresentação ao turista das oficinas líticas.

Essas oficinas eram locais onde os grupos pré-coloniais poliam instrumentos de pedra, em áreas de acesso a costões, na beira de rios e praias. Supõe-se que os objetos polidos fossem utilitários e que as oficinas estivessem associadas aos sítios de habitação (os chamados sambaquis).

A técnica de polimento era baseada na abrasão da pedra através de areia e de água sobre as rochas escolhidas como oficinas. Os tipos de rocha mais usados eram o diabásio, o diorito e o granito.

As oficinas testemunham a ocupação primitiva da Ilha de Santa Catarina e podem ser apreciadas nas praias do Santinho, da Galheta, do Pântano do Sul, da Armação, da Joaquina, na Barra da Lagoa e nas Ilhas do Campeche e de Anhatomirim.

Ao visitar o Museu das Oficinas Líticas na praia dos Ingleses, torna-se indispensável conhecer o Projeto de Arqueologia Subaquática (PAS), que fica no canto direito da praia.

(Com informações de “Aventura arqueológica na Ilha de Santa Catarina”).

“Paisagens lindas aliadas a cultura local!”

 

Solicite sua Reserva

Mande uma mensagem e reserve uma data para a sua estádia.