
Na Ilha de Santa Catarina e adjacentes foram catalogados 32 sÃtios arqueológicos perfazendo um total de 564 inscrições rupestres.
O Museu ao Ar Livre na praia do Santinho é um passeio maravilhoso, pois além do cenário paradisÃaco, pode-se também apreciar Inscrições Rupestres grafadas possivelmente entre 1 mil e 4 mil anos atrás.
As inscrições rupestres ou petroglifos, são expressões gráficas marcadas em superfÃcies rochosas, quase sempre em lugares elevados como costões, penhascos e paredões.
No costão sul da Praia do Santinho, há sinalização e calçamento para que o visitante tenha mais comodidade, assim como uma “praça do conhecimento”, onde se encontram murais com informações sobre as inscrições.
No costão Norte encontram-se 2 sÃtios arqueológicos um à 200 metros da praia e outro à 800 metros, com acesso mais difÃcil, onde as inscrições jazem sobre um dique de diabásio com 100 metros de comprimento.
Normalmente as representações são de figuras antropomorfas, conjunto de linhas retas, onduladas, ou ziguezagueadas e animais.
No Museu também podem ser vistas, oficinas lÃticas, que representam um importante patrimônio arqueológico da Ilha de Santa Catarina.
O Museu Arqueológico ao Ar Livre do Santinho recebe em torno 70.000 visitantes por ano.