Florianópolis – SC – Brasil Ver mapa
Fortalezas de Florianópolis

Fortalezas de Florianópolis

Fortalezas de Florianópolis

Legado das guerras, as fortalezas são opções para passeio histórico!

A riqueza da cidade se estende à história. A maioria das visitações se dá por meio de barco. Aí, além do passeio pelos mares da Ilha você ainda aprende sobre o nosso passado e vê de pertinho cada detalhe que ainda resta deste Patrimônio Histórico Nacional.

As construções mais significativas são as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, de São José da Ponta Grossa e de Santo Antônio de Ratones, que formavam o triângulo defensivo da Baía Norte da Ilha de Santa Catarina e a Fortaleza de Araçatuba, na Baía Sul. Posteriormente, foram construídos os fortes de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, de Santa Bárbara da Vila, São João, Lagoa, São Francisco Xavier e São Luiz (estes quatro últimos já desaparecidos), além da Bateria de São Caetano da Ponta Grossa e do Forte Marechal Moura de Naufragados.

Além das fortalezas da Baía Norte, os fortes de Santana e Santa Bárbara estão restaurados e abertos à visitação. Araçatuba, Naufragados e São Caetano permanecem como ruínas.

Essas fortificações são verdadeiras peças para a compreensão de como se dava a defesa armada da vila de Nossa Senhora do Desterro. Na ilha, portugueses e espanhóis planejaram e construíram a maioria delas no século XIX para se defender de ataques vindos pelo mar. Atualmente, são preservadas como Patrimônio Histórico Nacional.

Por muitos anos, o conjunto permaneceu abandonado e em ruínas. Atualmente, as fortalezas são gerenciadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e são os principais pontos de atração turístico-cultural da região, sendo visitadas anualmente por mais de 200 mil pessoas.

 

Solicite sua Reserva

Mande uma mensagem e reserve uma data para a sua estádia.