
Legado das guerras, as fortalezas são opções para passeio histórico!
A riqueza da cidade se estende à história. A maioria das visitações se dá por meio de barco. AÃ, além do passeio pelos mares da Ilha você ainda aprende sobre o nosso passado e vê de pertinho cada detalhe que ainda resta deste Patrimônio Histórico Nacional.
As construções mais significativas são as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, de São José da Ponta Grossa e de Santo Antônio de Ratones, que formavam o triângulo defensivo da BaÃa Norte da Ilha de Santa Catarina e a Fortaleza de Araçatuba, na BaÃa Sul. Posteriormente, foram construÃdos os fortes de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, de Santa Bárbara da Vila, São João, Lagoa, São Francisco Xavier e São Luiz (estes quatro últimos já desaparecidos), além da Bateria de São Caetano da Ponta Grossa e do Forte Marechal Moura de Naufragados.
Além das fortalezas da BaÃa Norte, os fortes de Santana e Santa Bárbara estão restaurados e abertos à visitação. Araçatuba, Naufragados e São Caetano permanecem como ruÃnas.
Essas fortificações são verdadeiras peças para a compreensão de como se dava a defesa armada da vila de Nossa Senhora do Desterro. Na ilha, portugueses e espanhóis planejaram e construÃram a maioria delas no século XIX para se defender de ataques vindos pelo mar. Atualmente, são preservadas como Patrimônio Histórico Nacional.
Por muitos anos, o conjunto permaneceu abandonado e em ruÃnas. Atualmente, as fortalezas são gerenciadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e são os principais pontos de atração turÃstico-cultural da região, sendo visitadas anualmente por mais de 200 mil pessoas.