Florianópolis – SC – Brasil Ver mapa
Conheça a parte histórica de Floripa

Conheça a parte histórica de Floripa

Conheça a parte histórica de Floripa

Conhecida como Ilha da Magia pelo encanto que suas praias, clima e beleza natural exercem sobre aqueles que moram ou visitam a cidade, Florianópolis tem muitas histórias para contar. Neste ponto, os museus têm papel de destaque, pois cada um, à sua maneira, trata de um patrimônio que expressa as facetas de um povo moldado em caldeirão multicultural.

São espaços dedicados à memória de personagens ilustres, às artes, à política, à religiosidade, ao desenvolvimento bélico, às manifestações populares, à história do homem primitivo ou ao próprio desejo pessoal de legar à cidade coleções formadas por toda uma vida.

Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa

O sobrado colonial foi construído pelo governador Brigadeiro José da Silva Paes com o objetivo de torná-lo o Palácio do Governo do Estado.

A exata data da construção é desconhecida, mas há registros do prédio no ano de 1785.

O Palácio foi palco de diversas solenidades e acontecimentos políticos e militares, dentre eles visitas dos imperadores Dom Pedro I e II. O “Palácio Rosado” foi o berço de Afonso Escragnolle Taunay, filho do então presidente da província, o Visconde de Taunay.

Aderbal Ramos da Silva também nasceu no Palácio, e mais tarde se tornou um dos governadores do estado de Santa Catarina.

Curiosidades

museu Conheça a parte histórica de Floripa

A casa do governo nem sempre manteve a mesma arquitetura. Na construção, os detalhes portugueses e açorianos eram visíveis e a cor do prédio era branca, o que denotava a simplicidade do colonialismo. Em 1785, o prédio era dividido em três seções e dois pavimentos.

No século XIX, a casa ganha um olhar moderno e perde a simplicidade de casarão. Ampliada em 1977, é acrescentada a arte do neoclassicismo. Em 1979, o edifício foi rebatizado de Palácio Cruz e Sousa, uma homenagem ao poeta catarinense de mesmo nome. Cinco anos mais tarde, o Palácio é tombado como Patrimônio Histórico de Santa Catarina e passa por nova restauração.

Em 1986, o local é reaberto e se torna o Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa.

Endereço e Visitação

Palácio Cruz e Sousa – Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC – Praça XV de Novembro, 227 – Centro.
Terça a sexta-feira, das 9h às 17h (Os horários de abertura dos portões continuam os mesmos: das 10h às 18h). Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

 

Solicite sua Reserva

Mande uma mensagem e reserve uma data para a sua estádia.