Florianópolis – SC – Brasil Ver mapa
Casa da Alfândega

Casa da Alfândega

Casa da Alfândega

A Casa da Alfândega é considerada o melhor exemplar da arquitetura neo-clássica em Florianópolis. Construída em 1875, esta é a segunda Casa da Alfândega, pois a primeira incendiou em 1866.

Suas operações foram finalizadas em 1964, quando o Porto de Florianópolis foi fechado. Em 1975, o prédio se tornou um Patrimônio Histórico Nacional. Foi restaurado entre os anos de 1977 e 1979, recebeu novos reparos em 1984 e, desde então, tem sido constantemente conservado.

Entre 1979 e 1983, o prédio foi sede do MASC – Museu de Arte de Santa Catarina que deixou como legado o projeto Galeria do Artesanato, instalado na Alfândega desde 1988, cujo objetivo é efetuar a valorização do artesanato de Santa Catarina através da comercialização.

A casa abriga trabalhos de aproximadamente 400 artesãos oriundos de várias regiões do estado, numa demonstração das várias etnias colonizadoras com suas habilidades genuínas.

Uma das atrações da galeria é manter artesãos demonstrando diariamente suas mais variadas técnicas, onde o visitante pode conhecer de perto a elaboração e confecção das peças.

O local é referência e registro da sabedoria popular; é um ponto de disseminação cultural também na área do turismo; e é um centro de referência cultural do saber fazer do povo catarinense.

A Casa da Alfândega fica a dois minutos do Mercado Público. Aproveita a visita, e passe por esse outro importante atrativo de Floripa.

Fonte: Visite Floripa

 

Solicite sua Reserva

Mande uma mensagem e reserve uma data para a sua estádia.