Florianópolis – SC – Brasil Ver mapa
Baleias-francas são avistadas no Morro das Pedras, em Florianópolis

Baleias-francas são avistadas no Morro das Pedras, em Florianópolis

Baleias-francas são avistadas no Morro das Pedras, em Florianópolis

Pelo menos seis baleias-francas foram vistas entre a região do Morro das Pedras e a Praia da Armação, no Sul da Ilha. Os animais costumam ir da Antártica ao litoral de SC e do RS no inverno para se reproduzir, e podem andar em grandes grupos ou sozinhas.

Uma baleia foi vista brincando com seu filhote durante um dia inteiro a cerca de 300 metros da Praia Brava, em Itajaí. Outra baleia foi vista na Praia Brava de Florianópolis.

A Praia da Armação tem esse nome por ser o local onde, antigamente, eram armadas as redes para a pesca de baleias e eram retirados o óleo, a carne e as barbatanas dos animais. Hoje, a pesca de baleias no Brasil é severamente proibida e a região se tornou uma das mais procuradas para a observação de baleias no Estado.

No inverno, os animais acabam se transformando na principal atração dos municípios: apenas em 2012, por exemplo, cerca de quatro mil visitantes realizaram o turismo de observação em barcos. A prática está proibida pela Justiça desde 17 de maio devido à falta de estrutura de fiscalização, causando danos ao turismo da região.

Fonte: Diário Catarinense.

 

Solicite sua Reserva

Mande uma mensagem e reserve uma data para a sua estádia.